Cabelos, Dicas...

 

 Veja abaixo  dicas e cuidados para que seus cabelos fiquem com uma aparência de lindos, saudáveis e bonitos.

Depois de lavar e enxaguar bem os cabelos, não deixe restos de creme no couro cabeludo e nos cabelos com a intenção de hidratá-los ainda mais. Esses resíduos que ficam no cabelo impedem o crescimento, e deixa o cabelo com aspecto pesado, sem leveza nos fios.

Desembarace bem os cabelos, sempre com cuidado, começando pelas pontas e depois subindo para a raiz. Faça isso com cuidado para não quebrar os fios, que molhados, se tornam mais fracos.

 Sempre que lavar os cabelos, massageie o couro cabeludo com a pontinha dos dedos em movimentos circulares. Cuidado com a ponta das unhas pois podem ferir sua cabeça.

Os melhores pentes para usar são os de madeira. Existem os de plástico que são de material antiestático e arrepiam o cabelo.

Sempre que possível, seque os cabelos em casa. Sair com os cabelos úmidos atrai a poluição e sujeira do ar, assim, depois de secos eles ficarão com uma aparência de sujos e pesados.

Antes de ir à praia ou piscina, aplique um leave-in hidratante e protetor, pois esses produtos impermeabilizam os fios, protegendo de manchas no cabelo e ressecamento por causa do sol, sal e água do mar e o cloro.

Depois de colorir os cabelos em casa, faça uma hidratação. Os fios se abrem para receber a nova cor, mas depois é preciso que os fios fechem as cutículas para ficar com o brilho — é essa a função da hidratação nos cabelos.

Sete cuidados básicos com os cabelos...



Há muitos cabelos que são naturalmente bonitos, mas, até esses precisam de cuidados básicos para se manterem assim ou para ficarem bonitos. Além disso, os cabelos são um reflexo de sua saúde e personalidade. Você sabe quais os cuidados que todo cabelo precisa? Siga as dicas para ter cabelos sedosos, brilhantes e fortes.

1. Corte seus cabelos uma vez a cada três meses, no mínimo. Cortar o cabelo periodicamente contribui para retirar as pontas queimadas e duplas, dá corte ao cabelo e, conseqüentemente, dá uma aparência de cabelo bem tratado.

2. Tenha uma alimentação balanceada. Isso mesmo! Quando está faltando algum nutriente em sua alimentação, quase sempre, reflete diretamente nos cabelos. Por isso, tenha uma alimentação rica em legumes, verduras e cereais. Do contrário você pode ter queda de cabelo, problemas com o crescimento e enfraquecimento, proveniente de uma má alimentação.

3. Procure usar produtos com FPS (Fator de Proteção Solar), durante o verão. Especialmente após contato com a água (piscina, mar e afins). Uso de boné e chapéu também ajuda a proteger da radiação solar, caso esteja em uma região de sol muito intenso.

4. De preferência ao uso de pentes de madeira, com dentes largos. O pente de madeira permite a neutralização estática, além dos cabelos ficarem mais fracos quando estão molhados.

5. Faça hidratação periódica no seu cabelo. Todo cabelo precisa de uma hidratação periódica que varia de cabelo para cabelo, mesmo aquele cabelo que não possui nenhum tipo de química (tintura/alisamento/luzes). E se possui alguma química, a hidratação deve ser feita em um período mais freqüente.

6. Evite o uso excessivo de secador e da chapinha. Isso pode contribuir para o ressecamento dos fios e o aparecimento de pontas duplas, dando uma aparência opaca e sem vida nos cabelos. Em casos extremos, os “arrebentados” dos fios ficam evidentes. Tente adotar um estilo de corte que lhe permita usá-lo de forma mais natural.

7. Escolha o xampu que se adapte melhor ao seu cabelo. Nem sempre xampu caro é sinônimo de xampu bom. Use aquele que se adequou ao seu cabelo, independente de ser um produto mais barato e não tenha preconceito. Há excelentes produtos no mercado de diversos preços, inclusive de baixos preços.

8- Sempre mude seu xampu. Troque seu xampu periodicamente, pois, muitas vezes, o cabelo pode se acostumar com um determinado princípio ativo do produto, fazendo com que ele fique com uma aparência opaca e “sem vida”.

 

Cuidados com os cabelos depois do banho do mar ou piscina

No verão, os cabelos sofrem as conseqüências da ação dos raios solares e dos mergulhos no mar e na piscina.

Para manter os fios fortes e sedosos, a ordem é fortalecê-los antes, protegê-los durante e tratá-los depois das férias.

O sol atinge a queratina (proteína que forma o fio), que se parte em pequenos pedaços; o cloro da piscina causa o desprendimento de parte da cutícula, formando bolhas e deixando o fio áspero; o vento embaraça os cabelos, que, ao serem penteados, quebram facilmente; a areia entra em atrito com o fio e pode causar a perda de queratina; e o sal intensifica os efeitos destrutivos dos raios solares.

Os cabelos tingidos e com mechas estão entre os mais sujeitos a estragos. Esses processos químicos deixam os fios porosos, o que permite maior absorção de cloro e sal.

Cabelos crespos, geralmente mais ressecados do que os lisos, também sofrem mais com a ação do sol, da água do mar e da piscina.

Os cabelos loiros são os que mais sofrem durante o verão. Na descoloração o fio resseca, porque os pigmentos escuros, uma pequena proteção, são retirados. Os fios devem ser fortalecidos com hidratações semanais, feitas em casa ou no salão.

Durante a exposição ao sol, é obrigatório o uso de cremes protetores . Para usar depois da praia, algumas marcas desenvolveram produtos só para fios loiros.

Os cabelos que passaram por alisamento, permanente e relaxamento precisam de cuidados extras, porque perde-se queratina e elasticidade.

Isso enfraquece os fios, que ficam sujeitos a formação de pontas duplas. Alguns produtos, formulados para esse tipo de cabelo, podem ajudar.

Os secadores de cabelo devem ser usados apenas quando for necessário, tendo o cuidado de usar um produto para proteger os fios do calor.

Depois do banho de mar não deixe o cabelo secar com a água salgada, os grãos de sal funcionam como uma lente de aumento e ressecam os fios, intensificando a ação da radiação solar.

Por isso, depois da praia, é fundamental enxaguar o cabelo com água do chuveiro ou com uma garrafa de água mineral.

A água da piscina agride mais os cabelos do que a água do mar. Isso acontece porque os produtos químicos usados para tratar a água alteram a cor, ressecam e enfraquecem os fios.

Mas, antes de mergulhar, tanto no mar como na piscina, é muito importante aplicar nos cabelos produtos que ajudam a proteger os fios.

Se você quiser cortar os cabelos, o ideal é cortá-los depois do verão. Assim, os fios danificados e as pontas duplas que possam surgir nesse período são eliminados com o corte.

Você deve ter cuidado com a ação do Sol porque os raios penetram no interior dos fios e oxidam seus pigmentos, deixando os cabelos com um tom de esverdeados.


Fonte: new face